Alunos fizeram apresentação de seus trabalhados práticos e palestraram sobre os conhecimentos adquiridos no curso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, realizou em São Sebastião do Paraíso a “3ª edição do Mundo Senai” no município. O evento que aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, teve por objetivo abrir as portas da unidade para apresentar aos cidadãos paraisenses e região, que tenham interesse em uma qualificação profissional e tecnologia, os caminhos oferecidos pela instituição.

Conforme destaca a pedagoga e diretora da unidade de Paraíso, Gisele Antunes Rocha, o evento acontece pela terceira vez no município, mas é realizado em todo o Brasil e já está em sua 7ª edição. “O Senai abre as portas para a comunidade e o empresário conhecer o trabalho e a estrutura oferecida tanto para a capacitação profissional, quanto de inovações e pesquisas”, conta.

O Senai oferece algumas modalidades de cursos como aprendizagem industrial, que atende jovens de 14 a 23 anos. Gilese conta que esta modalidade de aprendizagem é uma formação inicial onde o jovem entra com cerca de 14 anos e ao longo de 6 meses de desenvolve na área escolhida, preparando-se para o mercado de trabalho em áreas como Recursos Humanos, Gestão Financeira, Atendimento ao Público, entre outras.

A estudante Carolina Pedroso Nogueira de Souza, de 18 anos, fez o curso de aprendizagem em Processos Administrativos e atualmente trabalha junto a Copasa sobre a coordenação da encarregada do departamento de Recursos Humanos, Diolina Gonçalvez Duarte. Carolina ressalta a importância do Senai em sua formação profissional e às oportunidades que vêm conseguindo graças aos estudos.

“O curso que eu realizei aqui me ajudou muito. Antes eu já havia feito um curso de ‘qualificação em administração’ e foi justamente por isso que eu retornei e fiz ‘processos administrativos’. Ajudou-me muito, principalmente na atuação; tudo o que nós aprendemos aqui, usamos no dia-a-dia do trabalho”, relata

A encarregada do RH da Copasa, Diolina Duarte, destaca a importância de as empresas participarem desse desenvolvimento do jovem e em como o Senai vem contribuído para a incursão do estudante no mercado de trabalho.

“Os jovens reclamam muito sobre a falta de oportunidades e principalmente em como as empresas vêm exigindo experiências sem ao menos dar a oportunidade a eles de adquirí-las. Quando o jovem chega na Copasa, eu os ouço, ouço suas expectativas e o que eles esperam da empresa, diante disto encaminho cada um ao departamento que melhor se encaixa em seu perfil”, completa Dionlina.

Conforme destaca a diretora na unidade, Gisele Rocha, os cursos possuem uma duração curta de três a seis meses, onde o aluno já sai preparado para o mercado. “É satisfatório ver os resultados e acompanhar todos esse processo. Embora os cursos de aprendizado só atendam a uma certa idade, há também a modalidades de aperfeiçoamento profissional, onde aquele trabalhador que já tem uma experiência e já atua em determinada área, pode buscar ampliar esses conhecimentos”.

A demanda dos cursos oferecidos pela Unidade, segundo a diretora, é muito alta. Gisele estima que cerca de 200 alunos passam pelas turmas do Senai em todos os períodos, mas destaca a alta rotatividade dos cursos com devido a curta duração. Ainda, conforme ela, os cursos de aprendizagem são gratuitos e os alunos não têm nenhum custo.

“Os cursos de aprendizagem ainda têm uma vantagem porque podem gerar contratos de trabalhos com alguma empresa, mas nós alertamos aos alunos que a intenção e objetivo do Senai é oferecer a formação profissional, não somos nós que contratamos. No entanto, nós colocamos nossos alunos a disposição das indústrias. A empresa que protocola um requerimento de ‘jovem aprendiz’, pode vir a firmar um contrato de trabalho com o aluno, que pode ser remunerado para fazer o curso e até por exercer a prática na empresa”, salienta a diretora.

Gisele Rocha conta que para o próximo ano, o Senai irá disponibilizar três novos cursos: técnico em mecânica, técnico em informática e técnico em eletrotécnica. A diretora também conta que a demanda por esses cursos está bastante elevada e que há, inclusive, alunos de turmas atuais que procuram por esses cursos. “Outro curso bastante demandado é o de elétrica industrial, muitos interessados tiveram que entrar na lista de espera por conta da indisponibilidade de vagas”, relata.

Hoje, a estrutura do Senai de Paraíso atende principalmente às áreas de Gestão, Informática, Vestuário, Mecânica e Elétrica. No entanto, a diretora salienta que existem demandas de outras áreas e que dependendo da necessidade da comunidade, o Senai, caso não tenha estrutura para atender a demanda, por meio de parceria com empresas, é capaz de realizar a capacitação solicitada. “Nós podemos ceder o espaço para o aprendizado teórico e a empresa oferecer a estrutura para o aprendizado prático”, salienta Gisele.

Ao longo de todo o dia, o Senai apresentou os cursos oferecidos pela unidade e alunos fizeram exposições de seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Houve também palestras na área de gestão sobre Legislação Trabalhista; informática, com mini-curso de Excel oferecido aos visitantes; e palestras na área de Costura sobre Tendências de Modas.

SENAI

Localizado na rua Tenente José Joaquim, n° 1512, no bairro Nossa Senhora Aparecida, esquina com a Avenida Zézé Amara, o interessado que queira conhecer o Senai e saber mais sobre os curso que são oferecidos, horários e disponibilidade de vagas pode procurar diretamente a unidade ou entrar em contato através do telefone  (35) 3558-1365, de segunda a sexta-feira durante horário comercial.

Matéria publicada na edição 1928 do Jornal do Sudoeste
São Sebastião do Paraíso