Aretha Franklin

Nomeada pela Revista Rolling Stones uma das 100 vozes mais influentes de todos os tempos. Não é por acaso que a "rainha do soul" encabeça a lista das 100 vozes que tem entre elas Whitney Houston, Mariah Carrey, Janis Joplin, Freddy Marcury entre outras tantas vozes que marcaram o milênio. Aretha nasceu no dia 25 de março de 1942 e se consagrou no cenário musical com clássicos como "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman," "Respect," "I Never Loved a Man (The Way I Love You)," "Think," e "Chain of Fools". Influenciou várias personalidades como Whitney Houston, Alicia Keys, Aaron Neville e Annie Lennox. Dona de uma voz potente, porém suave, Aretha é uma referência do Soul. Muitos tentaram chegar ao status de ícone da música, mas bem poucos mereceram esse título e Aretha Franklin sem dúvida é uma desses poucos artistas. Aretha Franklin tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame em três de janeiro de 1987.

Joan Jett

Uma das figuras femininas mais importantes da história do rock, Joan Jett iniciou sua carreira no "The Runaways", a primeira banda de rock composta apenas por garotas. As Runaways estouraram no mundo inteiro com os clássico "Cherry Bomb","Queens of Noise" e "Born to be Bad"; mas a banda não durou muito após a saída da vocalista Cherie Currie, que se envolveu com álcool e drogas. Após Runaways ter acabado oficialmente em 1978, Joan Jett, nome artístico de Joan Marie Larkin, iniciou sua carreira solo e se tornou mundialmente conhecida pelo clássico "I love Rock n' Roll", que ficou no 1º lugar da Billboard de 30 de março até 1 de maio de 1982, tornando-se um de seus maiores sucessos, e também por outras músicas famosas como "Crimson and Clover", "Bad Reputation" e "Do You Wanna Touch Me". Em 2010 estrelou nos cinemas o filme "The Runaways", que conta a história da origem da banda e o começo da ascensão de Joan Jett no cenário do rock mundial com "I Love Rock n' Roll", que é considerado pela Billboard a 28ª maior música de todos os tempos. Joan Jett também foi nomeada pela Rolling Stone a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos, além dela, Joni Mitchell é a única mulher na lista.



Bonnie Tyler

Bonnie Tyler, nome artístico de Gaynor Hopkins, é uma cantora galesa que possui um timbre de voz similar ao de Rod Stuart. Nasceu no dia 8 de junho de 1951 e tornou-se mundialmente conhecida com clássicos como "Total Eclipse of the Heart", "It's a Heartache", "Looking Out For a Hero" e "Lost in France". “Total Eclipse of the hear” é uma de suas músicas mais poderosas, e sua letra é de uma energia arrebatadora; seu clipe simples consegue traduzir em imagens tudo o que a música passa; uma espécie de amor atormentado, impossível de se fugir, como um eclipse. Bonnie após divergências com seus produtores, que queriam transformá-la em uma cantora country, muda para a gravadora CBS. Com a parceria de seu produtor Jim Steinman, Bonnie produz a épica balada "Total Eclipse of the Heart", com a qual se tornou a única artista galesa a colocar uma música no topo das paradas de sucesso no Reino Unido e Estados Unidos ao mesmo tempo, estando em primeiro lugar. A música é do álbum “Faster Than the Speed of Night”, que entrou para o Record Guinness, por ser o primeiro álbum de uma cantora galesa a estar no topo das paradas inglesas. Dona de outros sucessos como "Holding Out for a Hero" do filme Footloose, e mais tarde interpretada na animação “Sherek”, "Here She Comes", trilha sonora do filme Metrópolis relançado em 1984 por Giorgio Moroder, pela qual ela recebeu outra indicação ao Grammy de Melhor Cantora de Rock, seguidos pelos discos “Secrets Dreams and Forbidden Fire” de 1986 e “Notes From America” de 1988, Bonnie se consolidou no cenário musical. Sua voz rouca ainda é lembrada com nostalgia, e seus sucessos, primorosos, ainda causam fortes emoções.


Cyndi Lauper

Divertida. É um adjetivo que defini bem a carreira Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton, ou para os íntimos, Cyndi Lauper. Famosa pelo visual excêntrico e pela voz pouco comum, Cyndi se tornou uma referência da música pop com seus hits, sendo "Girls Just Want to Have Fun" responsável pela conquista de três discos de ouro e dois de platina. Cyndi surge no início da década de 1980, com o álbum "She's So Unusual", de 1983, que ganhou seis discos de platina nos Estados Unidos pela venda de seis milhões de cópias no país; o mesmo álbum entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stones e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame, uma espécie de museu do Rock dedicado a registrar a história de alguns do artistas mais influentes da história da música. Além disto, o álbum rendeu a Cyndi o título de primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 das paradas de sucessos da revista americana Billboard, recond que mais tarde é quebrado por Christina Aguilera. "Time after time", "True Colors" e "She Bop" são um dos muitos trabalhos que tornaram Cyndi Lauper uma das cantoras mais influentes da música pop, e uma referência.

música, cantoras, sucessos

Céline Dion

Dona de uma das vozes mais poderosas do cenário musical, Céline Dion, uma cantora canadense que se imortalizou com “My Heart Go On”, do premiado Titanic, nasceu em 30 de março de 1968. Com um vocal tecnicamente perfeito, Céline surge na década de 1980 e lança alguns álbuns em francês, sua língua, mas é nos anos 90 com seu álbum “Unision” que se destaca como uma grande artista pop na América do Norte e no mundo. Influenciada por gêneros que vão do pop, rock, R&B, gospel até música clássica, Céline possui um leque de grandes canções que marcaram sua carreira, entre elas estão "The Power of Love", "Because You Loved Me", "It's All Coming Back to Me Now", “Unison”, "That's the Way It Is", “To Love You More" e “Immortality". Além de ser uma das artistas canadenses mais bem sucedida e dona de um dos álbuns interpretados em francês mais bem vendidos de todos os tempos, o D'eux, Céline é a única artista feminina a ter dois singles que já venderam mais de três milhões de cópias no Reino Unido. Com mais de 175 milhões de álbuns vendido em todo o mundo, Céline Dion foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards, em 2004, sendo considerada pela cerimônia a maior artista feminina de todos os tempos. De acordo com a Sony Music Entertainment, Céline Dion já vendeu mais de 180 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das artistas que mais vendeu discos em todos os tempos.