Muito se fala sobre práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente e do mundo, sobretudo “reciclagem” e “reaproveitamento”. Embora ambos os termos tenham se tornado algo muito inerente ao nosso cotidiano, é necessário conhecer bem o que são. 

Palavra da moda, reciclar é um conceito que se dá a reutilização do lixo de forma a voltar o material em questão no seu estado original, transformando-o, assim, em outro produto. Por exemplo, se uma latinha de alumínio, que é um material reciclável, assim como o papel, o plástico e o vidro, for derretido, pode-se fabricar outras latinhas de alumínio ou qualquer material que tenha como matéria-prima base o alumínio, reutilizando assim um material que poderia ficar por aí, entulhando o mundo. Por isto a importância de se separar o material reciclável de acordo com o seu tipo. Além de facilitar o processo da reciclagem também impede que o acúmulo de lixo nos aterros sanitários aumente. Aliás, este é o principal objetivo da reciclagem: reduzir o acúmulo de lixo. 


A reciclagem é um processo que demanda mão de obra, gerando assim novos empregos. E alem de ajudar economicamente, também contribui para a preservação dos recursos naturais. Quer ter uma simples noção de como a reciclagem é importante, não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o convívio nos meios urbanos? Basta assistir aos noticiários e ver as enchentes que ocorrem por conta do lixo que entopem os bueiros impedindo o escoamento da água da chuva. Dentre esses lixos podemos observar que vários são materiais recicláveis, como as sacolinhas plásticas e garrafas pets. Viu só? Reciclar é mais importante do que parece. 

Por estes e outros tantos motivos você tem que ter a consciência de separar o lixo que você mesmo produz. É muito fácil! Os materiais recicláveis são separados em latões de cores distintas, sendo o verde para os vidros, o amarelo para os metais, o azul para os papeis e o vermelho para os plásticos. 

Embora muito confundido com reciclagem, o termo reaproveitamento serve para designar a reutilização de um material já produzido para outro fim. Sabe aquela coisa de pobre colocar água pra gelar na garrafa pet? Então, reaproveitamento! Ambos os termos são muito importante para a preservação da natureza e dos nossos recursos naturais. Por tanto recicle e reutilize! Só assim você pode garantir uma qualidade de vida melhor para todos e um planeta mais sustentável. Não espere que o outro faça se você mesmo com um simples ato é capaz de fazer! Fica a dica.

Por  João Gusttavo